Publicação n.º 2_março_2019

 

Encontro com a Escritora Luísa Ducla Soares

Do dia 11 ao dia 18 de março comemorou-se a Semana da Leitura e no primeiro dia esteve connosco a escritora Luísa Ducla Sores. O trabalho de preparação do Encontro com o 2.º ciclo envolveu, para além das professoras bibliotecárias, Rosa Serra e Ana Laura Parra, as professoras de Português do 6.º A, Lúcia Pinto, e do 6.º B, Paula Carvalho, e ainda a professora de Matemática Ana Galveia.
Aos alunos do 6.º B foi lançado, em aula, o desafio de escrever um texto a duas mãos, partindo de títulos de livros da autora. Os textos foram escritos, lidos, corrigidos e selecionados com a colaboração de toda a turma. Foram escolhidos três deles, que os alunos ofereceram à autora após a respetiva leitura a pares, durante a sessão. A divisão do texto pelos dois autores/leitores foi feita em aula e os alunos treinaram em casa, até à aula de “ensaio geral”, na véspera do encontro. Esta atividade permite que os alunos se coloquem na pele do escritor e deem asas à imaginação, percebendo que as palavras e as histórias têm sentidos múltiplos e explorando relações entre texto e paratexto.
Entretanto, foram distribuídos seis livros da autora, lidos voluntariamente pelos alunos. Na turma foi feita uma breve apreciação dos mesmos, passada a escrito e lida na sessão.
Com a intenção de contrariar a ideia de que os livros e as leituras fazem parte apenas da disciplina de Português, a professora Ana Galveia aceitou o desafio de surpreender os alunos do 6.º B e, numa aula, ler o livro O rapaz que tinha zero a Matemática. Foi o ponto de partida para uma discussão/reflexão sobre a relação que cada aluno tem com a disciplina de Matemática, dando origem a alguns textos escritos.
Por fim, o 6.º B preparou a leitura de um poema com intervenção de todos os alunos, um trabalho divertido e colaborativo em que aprenderam que temos de contar uns com os outros para que o resultado seja, como foi, um sucesso.
Os alunos do 6.º A pesquisaram em sala de aula o significado do nome da autora Luísa (através do telemóvel pessoal), assim como a sua biografia. Iniciou-se um espaço de trabalho livre, autónomo e de partilha onde, a partir de um primeiro verso, construíram individualmente quadras sobre o significado do nome da autora, as quais foram posteriormente declamadas no Encontro.
Outros alunos sentiram-se mais motivados para decorar e dramatizar poemas escritos pela autora. Deste modo, foi-lhes dada a liberdade de escolha dos mesmos e a sua respetiva apresentação. Os alunos ensaiaram entre si durante os seus tempos livres e uma vez com a supervisão da docente. O trabalho apresentado, recheado de bom humor e dramatização resultou num momento descontraído e agradável.
Por entre as pesquisas e idas à biblioteca a docente começou a ler em voz alta o livro A Menina Verde. Os alunos envolveram-se de tal maneira nesta leitura / jogo de palavras que repentinamente surgiu a ideia de a apresentar nesse Encontro. Assim sendo, professora e alunos entraram num mundo verde, numa sala verde, onde todos eram verdes e onde a palavra verde proliferava de tal modo que saiu janelas fora, tal qual a imaginação de uma criança!
A sintonia de trabalhos apresentados e o som uníssono da motivação e empenho de todos trouxeram à luz um encontro de práticas “refrescantes” imbuídas em leituras, prosas e versos, e momentos de seriedade envolvidos sempre com a dose certa de bom humor e originalidade. As boas práticas entrelaçaram-se e fizeram brilhar os olhos da escritora convidada, Luísa Ducla Soares.
A nossa escola, a nossa família, ficou orgulhosa do trabalho feito, da união de todos os participantes em prol da leitura, a qual fluiu de um modo tão leve que houve quem no fim perguntasse: “Já terminou?”
É nossa convicção de que o gosto pela leitura se constrói com este tipo de atividades, planeadas e significativas, que seguramente ficam na memória de quem nelas participou mais ativamente como um momento de aprendizagem aliada ao prazer.
Nunca daremos como terminado este nosso caminho, sabendo que quem lê desde muito pequenino irá ler toda a vida!

Conheça ainda os trabalhos de alguns alunos do 6.º B:

Ver texto da Beatriz e da Susana » Ver texto da Laura e da Sofia » Ver texto do Miguel e do Rui

  • bp pg a
  • bp pg b
  • bp pg c
  • bp pg d
  • bp pg e


Copyright © 2019 A.E. Paulo da Gama 

Webdesign Webfarus