Publicação n.º 1_fevereiro_2019

 

Aula prática de iniciação à Robótica em E.V.T.

A mudança de práticas na sala de aula é cada vez mais urgente, no sentido de as tornar mais motivadoras e adequadas às necessidades atuais dos nossos alunos.
Em Educação Visual e Tecnológica, com os alunos da turma B do 5.º ano, foi dinamizado um laboratório prático (aprender fazendo / experimentando) de iniciação à Robótica, apelando-se ao engenho, lógica e raciocínio na construção de pequenos modelos robóticos.
O contacto direto promoveu, de forma mais organizada e consolidada, a aquisição de conhecimentos sobre o papel da tecnologia e do objeto técnico. A manutenção destes kits pedagógicos permite ainda a transversalidade de saberes e conhecimentos, desde a leitura e descodificação do manual de instruções à organização e montagem de todas as componentes destes modelos robóticos, bem como dos respetivos mecanismos e operadores elétricos.
A atividade encheu a sala e o olhar dos alunos de magia. Estimulou ainda a criatividade, a melhoria do trabalho de equipa e potenciou o aumento de períodos de concentração.
Embora com uma abordagem lúdica, a robótica promove o aumento do interesse tecnológico dos nossos alunos, ajudando-os a raciocinar de forma mais lógica.
Maria Cristina Araújo

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7


Copyright © 2019 A.E. Paulo da Gama 

Webdesign Webfarus