Publicação n.º 9 de 16 de julho_2019

Quem não gostaria de dar...?

Quem não gostaria de dar um saltinho a Paris no final do ano?
A verdade é que demos mesmo um saltinho a Paris, no dia 14 de junho, com os alunos do 6.º B. A viagem foi agradável, rápida, ninguém enjoou e todos tinham os seus passaportes, que foram devidamente assinados no final da viagem.
Havia alunos com fortes conhecimentos sobre França. Alguns já lá tinham estado, com as famílias, e estavam animados ao falarem e partilharem os seus conhecimentos. Projetou-se o livro Um Saltinho a Paris e os alunos foram lendo alguns excertos do mesmo, comentando aspetos e imagens que surgiam de acordo com as suas vivências. De destacar também a interação oral, desenvolvida de forma divertida: “Comment tu t’appelles ?”; “Je m’appelle”; “Quelle âge as-tu ?”; “J’ai douze ans”, etc. Os alunos iam ouvindo e repetindo as frases, no início com alguma timidez, mas depois com mais desenvoltura.
Este saltinho a Paris passou num ápice e os alunos saíram contentes com uma pequena recordação deste momento.
O objetivo era motivá-los para uma disciplina que iniciarão no próximo ano, de forma divertida e lúdica, porque as aprendizagens, sabemo-lo, dependem muito da relação afetiva que se estabelece, da empatia, do despertar de uma curiosidade saudável e promissora. No próximo ano, será só continuar o trabalho de criação de verdadeiros francófilos!

As professoras: Paula Carvalho e Lígia Pereira

  • 1
  • a

                         

Copyright © 2019 A.E. Paulo da Gama 

Webdesign Webfarus