Skip to main content

Publicação n.º 10 de abril de 2022

A professora Carla Candeias informa que, no passado dia trinta e um de março, decorreu a aula de investigação observada, que faz parte da formação que está a frequentar, intitulada: “Estudo de aula para promover a aprendizagem do aluno em matemática”, dinamizada pela professora Marisa Quaresma - Investigadora e Professora Auxiliar convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Neste dia, todos os docentes participantes na formação (11 docentes) se deslocaram à escola para assistir a uma aula da turma 5.ºC.

Este processo de desenvolvimento profissional de professores teve origem no Japão (Jugyokenkyuu) no início do século XX, foi popularizado pelos EUA (Lesson Study) e atualmente é usado em todo o Mundo. É um processo de cunho colaborativo, centrado na prática letiva e onde a característica fundamental é todo o trabalho ser centrado nas aprendizagens dos alunos (questão de partida, foco da preparação, da observação da aula e da reflexão pós-aula).

É um estudo informado pelas orientações curriculares e pelos resultados de investigações relativas a um dado tema do currículo escolar.

A aula decorreu conforme o planeado e todos os intervenientes (alunos e professores) aprenderam bastante com esta nova experiência.

Fica aqui um registo fotográfico da aula.

Carla Candeias

  • A
  • C
  • B
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H