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Publicação n.º 6 de abril de 2024

PROJETO PILOTO MANUAIS DIGITAIS (PPMD)

Este ano a nossa escola abraçou um novo projeto, o PPMD.
Foi uma decisão bastante pensada e surgiu como resultado da vontade de incrementar o uso do digital em sala de aula, de modo a promover as competências digitais dos nossos alunos.
A tomada de decisão foi cautelosa, iniciámos com uma única turma do 7.º ano, o 7.º A. O conselho de turma foi constituído por professores que decidiram aceitar este desafio e abraçar o projeto. Hoje, consideramos o funcionamento da equipa do conselho de turma um ponto forte deste projeto, a equipa é coesa, há reuniões frequentes para articulação de estratégias, para trabalho colaborativo e coadjuvações para apoio aos alunos.
Outro ponto forte foi o facto de os encarregados de educação terem sido chamados para dar a sua opinião e deram o seu apoio a esta iniciativa.
Este projeto refere-se à utilização de manuais digitais em vez do suporte de papel, contudo, a sua implementação implica mais do que isso. Foi necessária uma mudança de espaço de aprendizagem, de práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação. A sala CEV foi adequada a este projeto, com cacifos para colocação dos computadores, tomadas para carregamento dos computadores e mobiliário que permite reformular o espaço sempre que necessário, embora se encontre maioritariamente com mesas em ilhas para permitir o trabalho colaborativo dos alunos. O ensino híbrido passou a ser sistemático, com momentos online e offline, havendo um equilíbrio entre o analógico e o digital, as metodologias ativas de aprendizagem tornaram-se mais frequentes, centradas na participação efetiva dos alunos e na construção do seu percurso de aprendizagem. Os alunos são guiados para que aprendam através da prática, de jogos e de projetos, combinando o trabalho colaborativo com o trabalho individual, numa aprendizagem mediada pelos professores. Na avaliação, o Projeto Avaliar Para Aprender serve de guia para a aplicação de uma avaliação formativa contínua, com feedback constante que permite a autorregulação das aprendizagens pelos alunos de uma forma mais autónoma e mais consciente. As rubricas de avaliação, com critérios e descritores de níveis de desempenho, evidenciam com clareza as aprendizagens realizadas e não realizadas, permitindo ao aluno autoavaliar-se e autorrregular a sua aprendizagem.
Podemos dizer que tudo corre sempre bem? Não, nem sempre. Há desafios que se colocam diariamente, tal como em todas as outras turmas, mas o importante é que temos um conselho de turma que não desiste e continua a acreditar que conseguimos melhorar a aprendizagem e as competências dos nossos alunos PPMD.
Pensamos que este é um projeto que nos permite aplicar Boas Práticas PG.

Professora Zélia Tostão (de Ciências Naturais da turma PPMD)

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