Caracterização da EB1 Qta.Conde Portalegre

A Escola Básica do 1.º Ciclo, Quinta do Conde de Portalegre, encontra-se situada no Distrito de Setúbal, Concelho do Seixal, Freguesia de Amora e faz parte integrante do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama.
Esta escola, inicialmente denominada por n.º 4 do Fogueteiro, foi construída pela Câmara Municipal do Seixal no ano de 1981. Em 2003, o seu nome foi alterado para Quinta do Conde de Portalegre, segundo a Portaria n.º 951/A, publicada em Diário da República, 1.ª série B, de 8 de setembro. Em 2004, passou a denominar-se definitivamente Quinta do Conde de Portalegre. Esta designação baseou-se no facto do espaço onde foi implantado o edifício ter pertencido ao Conde de Portalegre.

O edifício escolar – espaços interiores
O edifício é de tipo P3, com quatro núcleos de duas salas fechadas e zona comum (a chamada "zona suja" ou área para Expressão Plástica), devidamente rentabilizada em todos os núcleos.
Relativamente aos espaços interiores a escola disponibiliza:
•    7 Salas de aula (distribuídas por 2 núcleos, em r/ch e 1º andar);
•    1 Biblioteca Escolar;
•    9 WC destinados a alunos (4 por núcleo, 2 masculinos e 2 femininos e ainda 1 misto, para deficientes);
•    2 WC destinados a professores, funcionários do ATL e Assistentes Operacionais;
•    4 Arrecadações;
•    1 Gabinete de cópias/material de economato;
•    1 Gabinete de isolamento/Gabinete de coordenação;
•    1 Gabinete de Ensino Especial;
•    1 Gabinete de Coordenação;
•    2 Gabinetes de trabalho (aulas de apoio individualizado/terapias ou outros acompanhamentos);
•    1 cozinha com confeção própria;
•    1 Refeitório (onde funciona também o ATL)
•    1 Polivalente /Ginásio;
•    1 Pátio interior onde funciona o Projeto "Pátio das Flores".

Serviços de oferta à comunidade
Relativamente às salas de aula, dado o decréscimo de alunos observado nos últimos anos, uma das salas de aula está destinada a uma extensão de apoio ao centro de recursos/biblioteca escolar, com o objetivo da melhoria das competências em tecnologias de informação e comunicação dos nossos alunos, dando continuidade ao projeto de Agrupamento “ Tiques, toques e cliques”, promovendo cada vez mais a literacia digital.
Nas instalações da escola (refeitório), funciona também um A.T.L., coordenado pela Santa Casa da Misericórdia do Seixal. O horário de funcionamento deste serviço é das 7:00h às 19:00h, assegurando a permanência dos alunos no estabelecimento de ensino, fora do seu horário letivo. Esta oferta de serviço às famílias permite compatibilizar a carga horária inerente à atividade profissional destas, com a guarda das crianças, alunos da instituição, assegurada com o acompanhamento e vigilância de uma educadora e quatro monitoras. Este serviço tem em média 50 alunos por ano letivo.
No que diz respeito ao funcionamento do refeitório, este oferece um serviço de qualidade aos alunos. As refeições são cuidadosamente confecionadas, dentro das normas de higiene que são exigidas.
Periodicamente, a inspeção desta área desloca-se ao refeitório da escola a fim de proceder ao levantamento dos aspetos que necessitam de ser melhorados, seja na cozinha, despensa ou refeitório.
A Câmara Municipal do Seixal colabora na conservação e manutenção dos equipamentos da cozinha e refeitório e procede, também, às alterações que as inspeções determinem.
Diariamente são servidas, em média, 150 refeições.
O serviço de refeições é prestado pela empresa EUREST, contratada pela Câmara Municipal do Seixal, contando com 1 cozinheira e 3 auxiliares de cozinha.
O serviço é distribuído em dois turnos, iniciando o primeiro, para os alunos do turno da tarde, às 12:20h e o segundo, para os alunos do turno da manhã, às 13:15h.
A ementa dos almoços é afixada no início de cada semana, no refeitório e na vitrina exterior do portão da escola. Estas ementas estão também publicadas na página Web do agrupamento, disponíveis a todos os que as queiram consultar.
Sempre que devidamente avisado, o serviço de refeições disponibiliza ementas alternativas de dieta ou cuidados especiais para alunos com diferentes intolerâncias alimentares.
A vigilância dos almoços é assegurada pelas colaboradoras da Eurest. Sempre que necessário as colaboradoras do ATL e as assistentes operacionais da escola apoiam também o serviço de refeições.

O edifício escolar – espaços exteriores e população escolar
No que se refere ao espaço exterior, a escola dispõe de dois alpendres cobertos, um em cada núcleo. Dispõe ainda de um pátio com espaço destinado a jogos, Horta Pedagógica, Jardim e ainda de um Lago Biológico.
A nível de População Escolar, esta é oriunda de vários extratos sociais, com diversas etnias e com bastantes alunos provenientes de famílias monoparentais.
Atualmente, a escola possui uma população de cerca de 262 alunos distribuídos por 11 turmas, com os horários duplos da Manhã e da Tarde.
Como recursos humanos, a escola atualmente conta com 14 professores distribuídos pelas diferentes funções educativas.
No que se refere a assistentes operacionais, a escola dispõe de 3 assistentes efetivas.