Critérios de Ponderação

Os critérios de avaliação, por disciplina encontram-se disponíveis no Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular.

2016.2017                          

Avaliação de alunos

1.1. Avaliação interna

Considera-se atividade de avaliação o conjunto de atividades realizadas pelo aluno (individualmente ou em grupo), no decurso das experiências educativas, atendendo à aquisição de novos conceitos ou reconstrução de outros, à capacidade para comunicar e organizar-se, tendo por objetivo a resolução de problemas, as atitudes desenvolvidas face às tarefas propostas e a sua capacidade de decisão e autonomia, para além das relações de comunicação e participação desenvolvidas no grupo-turma.

 

1.2. Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica realiza-se no início de cada ano de escolaridade ou sempre que seja considerado oportuno, devendo fundamentar estratégias de diferenciação pedagógica, de superação de eventuais dificuldades dos alunos, de facilitação da sua integração escolar e de apoio à orientação escolar e vocacional.

 

1.3. Avaliação formativa

A avaliação formativa assume caráter contínuo e sistemático, recorrendo a uma variedade de instrumentos de recolha de informação adequados à diversidade da aprendizagem e às circunstâncias em que ocorrem, permitindo ao professor, ao aluno e ao encarregado de educação e a outras entidades, legalmente autorizadas, obter informação sobre o desenvolvimento da aprendizagem, com vista ao ajustamento de processos e estratégias.

1.3.1. Nomenclatura dos instrumentos de avaliação

Ensino Pré-Escolar

Observação qualitativa

Abreviatura

Em aquisição

EA 

Adquirido
A

Não observado

NO

 

Do 1.º ao 3.º ano de escolaridade todas as áreas curriculares e no 4.º ano nas áreas curriculares de Estudo do Meio e Expressões.

1.º CEB

PERCENTAGEM

MENÇÃO

NÍVEL

0 – 49%

Insuficiente

1/2

50 – 69%

Suficiente

3

70 – 89%

Bom

4

90 – 100%

Muito bom

5

 

4.º ano de escolaridade: Português e Matemática

PERCENTAGEM

NÍVEL

0 – 19%

1

20 – 49%

2

50 – 69%

3

70 – 89%

4

90 – 100%

5

 

2.º e 3.º CEB

PERCENTAGEM

MENÇÃO

NÍVEL

0 – 19%

Fraco

1

20 – 49%

Não satisfaz

2

50 – 69%

Satisfaz

3

70 – 89%

Satisfaz bem

4

90 – 100%

Excelente

5

 

1.4. Avaliação sumativa: interna e externa

A avaliação sumativa consiste na formulação de um juízo globalizante sobre a aquisição das aprendizagens do aluno e o desenvolvimento das competências definidas para cada disciplina e área curricular.
A avaliação sumativa inclui:

A - A avaliação sumativa interna, que se realiza no final de cada período letivo, é da responsabilidade do professor titular de turma no 1.º ciclo, em conselho de ano; dos professores que integram os conselhos de turma nos 2.º e 3.º ciclos e do órgão de direção do agrupamento de escolas.
Compete ao professor titular de turma, no 1.º ciclo, e ao diretor de turma, nos 2.º e 3.º ciclos, coordenar o processo de tomada de decisões relativas à avaliação interna, na garantia da sua natureza globalizante e no respeito pelos critérios de avaliação aprovados em conselho pedagógico.


De acordo com legislação em vigor, esta avaliação engloba também:
    • as provas de equivalência à frequência, em anos finais de ciclo;
    • a prova extraordinária de avaliação, aplicável a qualquer ano de escolaridade.

B - A avaliação sumativa externa, da responsabilidade dos serviços ou entidades do Ministério da Educação e Ciência designados para o efeito, compreende a realização das provas finais nos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade e destina-se a aferir o grau de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, mediante o recurso a critérios de avaliação definidos a nível nacional.
As provas finais incidem sobre os conteúdos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos nas disciplinas de Português e Matemática ou Português Língua Não Materna e Matemática, para os alunos que tenham concluído o nível de proficiência linguística de iniciação A2 ou o nível intermédio B1, nos 2.º e 3.º ciclos.

In Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular (extrato)

É favor aceder aos títulos hiperligados, que se apresentam abaixo, para consultar os critérios de ponderação.

Critérios Gerais de Ponderação

Critérios da Educação Pré-Escolar

Critérios do 1.º Ciclo

Cidadania e Desenvolvimento Pessoal - 1.º, 2.º e 3.º Ciclo

Departamento de Línguas
Português - 2.º Ciclo
Português - 3.º Ciclo
Português língua não materna - 1.º, 2.º e 3.º Ciclo
Inglês - 2.º Ciclo
Francês e Inglês - 3.º Ciclo
Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Matemática - 2.º Ciclo
Matemática - 3.º Ciclo
Ciências Naturais - 2.º Ciclo
Ciências Naturais - 3.º Ciclo
Físico-Química
Tecnologias da Informação e Comunicação
Departamento de Ciências Sociais e Humanas       
História e Geografia de Portugal - 2.º Ciclo
História - 3.º Ciclo
Geografia - 3.º Ciclo
Educação Moral e Religiosa - 1.º, 2.º e 3.º Ciclo
Departamento de Expressões
Educação Física - 2.º e 3.º Ciclo
Educação Musical - 2.º e 3.º Ciclo
Educação Visual - 2.º e 3.º Ciclo
Educação Tecnológica - 2.º e 3.º Ciclo