Observatório Qualidade

 Coordenação

Leonor Beleza

 

Docente da Educação Pré-Escolar: Manuela Guerreiro

Docentes do 1.º CEB: Vanda Bernardino, Manuela Mantas e Rosa Afonso

Docente do 2.º CEB: José Manuel Silva

Docentes do 3.º CEB: Antónia Coimbra e Zélia Tostão

Dina Cristo (Representante dos pais e encarregados de educação)

Sílvia Oliveira (Representante do pessoal não docente)

 

Como num espelho...

A avaliação reflecte a realidade das escolas e permite que os protagonistas se vejam com clareza e rigor. Da compreensão suscitada pela imagem contemplada, nascerá a decisão de corrigir um gesto, limpar o rosto, ou a realização duma operação mais complexa.
O espelho tem de estar limpo e bem colocado. Não pode distorcer a imagem, como acontece com os espelhos côncavos e convexos. Os interesses, a desonestidade, a arbitrariedade, a falta de ética, deformam a imagem e confundem quem nele se quer espelhar.
Não compete aos avaliadores dizer aos protagonistas se estão a fazer bem ou a fazer mal. Muito menos aquilo que deve ser mudado. Simplesmente os ajudam a olhar-se com clareza, de modo a poderem formar um juízo mais fiel sobre o que fazem. Desse juízo, dessa compreensão hão-de surgir as decisões de mudança.  

Guerra, Miguel Ángel Santos (2002). Como num espelho (extrato)

 

Divulgação à comunidade 

a) Através de Newsletters

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b) Pela apresentação do Observatório de Qualidade na Feira de Projetos Educativos do Seixal 2016

Ver apresentação  »

 

 c) No tratamento da informação do Ranking das Escolas em 2015

Ver E-book » » Pode ainda ler o artigo original aqui

 

Documentos estruturantes

Relatório de autoavaliação do agrupamento - 2015.2016 

Relatório de autoavaliação do agrupamento - 2014.2015 

Relatório de autoavaliação do agrupamento - 2013.2014

Monitorização do Projeto Educativo do Agrupamento - 2015.2016

Monitorização do Projeto Educativo do Agrupamento - 2013.2015

Modelo de Avaliação do Projeto Educativo - 2013.2017

Relatório de autoavaliação do agrupamento - 2012.2013

 

Legislação aplicável

Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro