Projeto PAFA

COORDENAÇÃO
Filipa Cordeiro e Sofia Santos
PAFA - Projeto de Acompanhamento à Família e ao Aluno
Fundamentação do Projeto
O ambiente escolar não é apenas um espaço de aprendizagem académica, mas também um cenário onde se moldam interações sociais, emocionais e comportamentais. Para abordar essas questões, o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama tem três técnicas especializadas – a Psicóloga Educacional, em funções no Serviço de Psicologia e Orientação (Sofia Santos), a Mediadora Social (Filipa Cordeiro) e a Mediadora Linguística e Cultural (Laura Almodovar), que atuam de forma conjunta para responder às necessidades dos alunos e das suas famílias.
A intersecção entre a mediação social, o serviço de psicologia e orientação (SPO) e a mediação linguística e cultural cria um ponto de convergência que permite uma abordagem integral das necessidades da comunidade escolar. Esta intersecção facilita a boa integração dos alunos e a identificação precoce de sinais de risco, proporcionando uma resposta mais preventiva, adequada e personalizada, minimizando a necessidade de respostas de carácter remediativo. A mediação social, o SPO e a mediação linguística e cultural complementam-se numa abordagem e intervenção conjuntas e colaborativas, por forma a proporcionar um acompanhamento mais completo e eficaz para os alunos e as suas famílias.
O PAFA pretende estreitar a relação entre Escola-Família, estabelecendo um canal de diálogo, através de uma comunicação mais aberta e eficaz entre todos os intervenientes (escola-aluno-família). Uma maior colaboração entre a escola e a família, incentiva a um envolvimento mais ativo dos familiares na educação dos alunos, um maior acompanhamento na vida escolar e no seu dia-a-dia. Alinhando as expectativas entre todos, criamos uma abordagem consistente na educação dos alunos, fortalecendo o suporte socioemocional, através da promoção de um ambiente seguro e mais acolhedor. Estabelecer uma relação de confiança entre escola e família, pode levar a parcerias mais fortes, beneficiando a comunidade escolar como um todo.
Atividades
As atividades propostas pelo PAFA permitem uma resposta mais abrangente às necessidades socioemocionais dos alunos e das suas famílias, promovendo o bem-estar e harmonia no contexto escolar e familiar, nomeadamente:
1) Intervenção Psicossocial de alunos em situação de vulnerabilidade, envolvendo os intervenientes da comunidade escolar;
2) Acolhimento, diagnóstico e integração aos alunos que integram o AEPG (PG de braços abertos); 3) Prevenção e intervenção em situações de bullying, violência escolar ou exclusão social; 4) Sensibilização e capacitação para a comunidade escolar;
5) Apoio na transição do 1.º Ciclo para o 2.º Ciclo através de atividades estruturadas; As necessidades identificadas, no decorrer do ano letivo, darão origem às atividades que serão implementadas pelo PAFA.
Espera-se que as atividades desenvolvidas possam impactar, de forma positiva, no fortalecimento de habilidades sociais e emocionais dos alunos e das suas famílias.