Apresentação

 

          » Visão

                          » Missão

                                             » Valores

 

História

O nosso Agrupamento foi criado pelo Despacho n.º 13313/2003 (II série), Diário da República n.º 155, de 08-07-2003 e iniciou a sua atividade em 01-09-2004.

Era então constituido por quatro estabelecimentos de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao 3.º Ciclo do Ensino Básico. 

A 1 de setembro de 2008 deu entrada mais uma escola do 1.º Ciclo ficando a sua constituição a ser a seguinte:

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos (EB 2, 3) Paulo da Gama (a escola-sede do agrupamento), Escola do 1.º Ciclo (EB1), com Jardim de Infância (JI) do Fogueteiro, JI Quinta do Conde de Portalegre, EB1 Quinta do Conde de Portalegre e, a última escola a integrá-lo, EB1 de Paivas.

Patrono

Paulo da Gama

Tal como aconteceu com a escolha do logótipo, logo que se constituiu, o agrupamento adotou o patrono da escola-sede: Paulo da Gama.

Paulo da Gama era o irmão mais velho de Vasco da Gama e foi seu companheiro na viagem à Índia (1497 – 1499), comandando a nau S. Rafael. É desta nau, a imagem do Arcanjo S. Rafael, santo patrono do navio, que se encontra numa das salas do Museu de Marinha, em Lisboa.
Em Calecute, Paulo da Gama ficou encarregado do comando de toda a esquadra, enquanto Vasco da Gama foi a terra conferenciar com o soberano. Durante a viagem de regresso a Portugal adoeceu gravemente, possivelmente de tuberculose. Na tentativa de salvar o irmão, Vasco da Gama fretou uma caravela em Santiago (Cabo Verde), para chegar mais rapidamente.
Tendo aportado na ilha Terceira (Açores), em Julho de 1499, Paulo da Gama viria a falecer no dia seguinte ao da entrada no porto de Angra. Foi sepultado na igreja de Nossa Senhora da Guia do convento de S. Francisco (atualmente Museu de Angra do Heroísmo), onde pode ser vista a lápide evocativa da sua sepultura.
Segundo a tradição, a família dos Gamas teria propriedades na região do Seixal, nomeadamente na zona em que funcionou a primitiva escola Paulo da Gama, por isso lhe foi dado o seu nome.

Logótipo

Tal como o nome, o logótipo da EB 2, 3 Paulo da Gama foi adotado para o agrupamento, logo que este se constituiu.

Essa imagem foi criada originalmente pelo professor António Roca (um docente em exercício na escola), numa clara alusão e homenagem ao Patrono do Agrupamento, Paulo da Gama e à importância que este teve na história dos descobrimentos portugueses. Ao longo dos anos, a imagem da caravela foi sendo alterada e atualizada, utilizando-se para o efeito, diversos programas e utilitários.

 Projeto de intervenção da Diretora do Agrupamento

2013.2017 » Ver documento

Cargos e funções em exercício no Agrupamento

2016.2017 » Ver documento